Blog
Sem categoria
Hidroterapia: conheça os benefícios para o atleta
Como fisioterapeuta e atleta amador que busca alto rendimento, fui obrigado a buscar em diversas áreas maneiras de conseguir acelerar meu processo de adaptação aos treinos, também chamado de recuperação.
A seleção de técnicas apropriadas de recuperação vai depender de vários fatores. Primeiro, o atleta e o treinador terão que reconhecer o que foi exigido no treinamento, a fim de recuperar qualquer fadiga residual a partir disso. A pergunta que devemos fazer é: qual fadiga precisamos restabelecer? Metabólica, em que o nosso combustível precisa se reabastecer? Fadiga neural de exercícios explosivos poderosos e treinamento de habilidades? Ou se trata de cansaço psicológico?
Reverter fadiga metabólica pode ser alcançado por meio da restauração de fluidos e estoques de combustível, aumentando o aporte para os músculos cansados (termoterapias ou atividades aeróbicas leves). Fadiga neural pode ser reduzida pelo uso de termoterapia ou técnicas de massagem em conjunto com outras técnicas de relaxamento. Fadiga psicológica pode ser tratada por meio do relaxamento mental e físico ou ainda escolhendo uma atividade divertida, afinal, recuperação emocional também é necessária.
A utilização de técnicas de recuperação depende da sua disponibilidade e do custo e tempo envolvidos na sua utilização. Essas técnicas, às vezes autoadministradas, podem ser facilmente utilizadas e acessíveis a qualquer atleta.
Dentre essas técnicas, a termoterapia ou hidroterapia tem ganhado destaque entre os atletas por ser fácil de ser aplicada e de baixo custo.
FONTE: Portal Ativo